Ensinar
a
expressar
cada
forma
de olhar
5 décadas de experiência
em formação na área
da Fotografia
Promovemos a Fotografia através da Formação, Atividade Cultural e Prestação de serviços a Amadores, Profissionais, Empresas e Sociedade em geral, baseando-se numa cultura organizacional que promove o Sentido de Comunidade, Criatividade, Inovação e Crescimento Pessoal e Profissional dos colaboradores.
Sentido de Comunidade
Credibilidade
Excelência
Criatividade
Inovação
Nos seus 50 anos de atividades ininterrupta, o IPF consolidou os objetivos e os sonhos que lhe deram origem e que fazem parte do seu ADN.
Instituição de formação de referência. O ensino da Fotografia em Portugal começou com o IPF há 50 anos e essa é a sua razão de ser. Como instituição de formação, o IPF é uma entidade reconhecida pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e por várias entidades pela excelência do ensino e como referência na área da Fotografia.
Atividade de âmbito nacional. O IPF está sediado em Lisboa e desde o ano 2000 conta com instalações no Porto. O IPF leva a Fotografia onde houver pessoas interessadas em saber mais e em explorar as suas aptidões técnicas e artísticas com a câmera fotográfica. O IPF já organizou ações de formação em Coimbra, Tomar, Alverca, Albarraque, Golegã, Cruz de Pau, Vila Franca de Xira, Palmela, Ferragudo, Sines, Vila Real, Faro e Funchal.
Ensino universal: Abrimos as ações de formação no âmbito da fotografia a quem aspira exercer a fotografia como profissão, mas também ao simples possuidor de uma câmera fotográfica que apenas deseja saber como utilizá-la, aproveitando as suas capacidades técnicas e estéticas. O IPF tem também uma ampla oferta formativa para todas as idades, incluindo os mais jovens, a partir dos seis anos. Todos estão convidados a abrir os olhos para as surpresas da luz, para a magia do laboratório e para o gosto de fotografar.
Em Portugal o IPF é a única instituição de Fotografia que promove anualmente um programa cultural público, gratuito e consistente em Fotografia, com palestras e exposições de autor e escolares.
O Instituto Português de Fotografia editou diversos álbuns de autor e obras técnicas.
Autoria do documento relativo à indexação bibliográfica de obras da área da Fotografia (Terminologia Controlada para Indexação de Obras na Área da Fotografia), no âmbito do Projecto CLIP (Compatibilização de Linguagens de Indexação em Português), Autoria das normas portuguesas originais sobre Vocabulário da Fotografia e sobre Concursos de Fotografia (normas NP 4459:2015 e NP 4496: 2010); Parceria com instituições públicas e privadas de grande prestígio, quer sejam de natureza cultural, associativo ou comercial: o IPF está ligado à Biblioteca Nacional como cooperantes e no Projeto CLIP, estamos, entre outras, com instituições universitárias, a Biblioteca Nacional e a Fundação Calouste Gulbenkian; Parceria com o Centro Universitário Senac, de São Paulo; Publicação mensal do jornal virtual “Contacto”, enviado a cerca de 11900 subscritores
