O Curso Profissional de Fotografia é o mais completo do país, não só pelos mais de 50 anos de experiência que permitiram aperfeiçoar a nossa metodologia, mas também por unirmos ótimos profissionais de todas as áreas a uma estrutura curricular diferenciada.
O curso tem como foco a prática fotográfica diária e o trabalho de campo, sem esquecer as especializações nas mais variadas áreas da fotografia.
Com desafios constantes e projetos individuais, os formandos são acompanhados por formadores experientes e têm ainda acesso privilegiado à intensa produção cultural promovida pelo IPF.
É o curso ideal para quem quer ser fotógrafo, mas também para todos os que querem dominar a arte da fotografia a todos os níveis, para a sua expressão pessoal, conquistando ferramentas de comunicação visual e conhecimento para a vida.
Uma ideia e/ou marca desenvolvida.
Um portfólio, em formato impresso e digital.
Um site próprio.
Oportunidade de participares em exposições coletivas.
Livro impresso.1
Workshop de iniciação à criação de galerias virtuais para promoção e venda de trabalhos fotográficos.2
Congelar a inscrição durante 1 ano letivo na impossibilidade comprovada (com documentação) da frequência do curso.
Trocar de horário a meio do curso.1
Trocar de escola a meio do curso.2
Sim. Ao longo dos dois anos de formação, vais criando um portfólio que, juntamente com o Certificado Final do Curso, vão facilitar o acesso a um estágio e ao mercado de trabalho.
O Certificado Final do Curso é emitido pela SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), sendo reconhecido por qualquer entidade empregadora nacional ou europeia.
Sim. Asseguramos a devolução integral do valor da inscrição, caso o Curso Profissional de Fotografia (CPF) não abra por falta de inscritos.
Todos os anos abrimos todos os horários disponíveis do CPF em Lisboa e no Porto, mas garantimos a devolução total, caso não seja possível formar turmas.
A avaliação de cada aluno é feita através de trabalhos práticos desenvolvidos ao longo das aulas e também em casa, como tarefa.
A avaliação final do Curso resulta do cálculo de 3 parâmetros:
- Trabalhos e testes, quando aplicável – 80%
- Participação – 15%
- Assiduidade – 5%
Sim. Celebramos, todos os anos, um conjunto de protocolos com várias instituições.
Este contacto direto com o tecido empresarial permite-nos assegurar aos nossos alunos os processos de estágio (não curricular), mas também oferecer uma via de acesso a outras oportunidades de trabalho na área da Fotografia. (ex: cruzeiros no Douro, cobertura fotográfica de eventos sociais, culturais ou desportivos, entre outros).
A componente prática e abrangência multidisciplinar do curso, que te vai permitir levar a cabo qualquer projeto fotográfico assim que o curso for concluído, são os dois grandes pontos diferenciadores do CPF face a uma Licenciatura na mesma área.
A formação académica é de grande importância e, como instituição de formação profissional, defendemos também a formação Superior.
No entanto, se procuras começar a trabalhar em Fotografia o quanto antes, deves apostar no CPF. Um curso de grande componente prática que te dará competências técnicas, estéticas e de desenvolvimento de projetos fotográficos em várias áreas, sobretudo comerciais mas também autoral da Fotografia, que te vão preparar para desenvolver qualquer trabalho fotográfico.
Depois, já com experiência no mercado de trabalho, o Ensino Superior, de cariz mais teórico, poderá ser uma opção interessante como fator diferenciador na tua carreira.